Na contramão da crise, o faturamento do e-commerce deve atingir um crescimento de 12% atingindo 49,7 bilhões de reais em 2017, e seguindo a tendência do último ano, estima-se que “Moda e acessórios” seja considerada a categoria com o maior volume de pedidos.

Foi de olho nesses números que o empreendedor Jean Bernardo decidiu apostar no setor, lançando a plataforma Look do dia em Setembro/17.

O Look do dia funciona como um feed do Instagram, permitindo a pesquisa de looks e indica onde comprá-los de uma maneira muito simples.
Se a pessoa se interessar pelo look, o botão “compre agora” irá direcioná-la para a página do produto no site ou no perfil do Instagram da loja.

No próprio site, é possível abrir uma página que oferece mais detalhes e especificações sobre o look de interesse – importante para quem prefere pesquisar e comparar antes de optar pela compra.

Jean comenta, que enxergou que era a hora certa de entrar neste mercado e investir no modelo de “conteúdo comprável”, ao notar o crescimento expressivo de blogueiras utilizando as redes sociais, sobretudo o Instagram para a realização de vendas de looks.

Além disso, ao se aprofundar um pouco mais no assunto, o empreendedor enfatiza: “Mesmo com o crescimento dos negócios gerados através das redes sociais, as principais plataformas ainda não estão estruturadas para este fim. Como é possível o Instagram não permitir a publicação de links nessa altura do campeonato? Agora é a hora de explorar essa fragilidade”, provoca Jean.

Modelo de negócio

“Nesta fase inicial, estamos focados no fechamento de parcerias com lojas e blogueiras a fim de alavancar os acessos do site e concretizar os primeiros negócios através da plataforma. Posteriormente, planejamos implementar o modelo de receita “ganha-ganha” através de comissionamento sobre as vendas geradas pelo site”, declara Jean.

“Os consumidores vestem aquilo que as blogueiras indicam e que as celebridades usam”, diz Andréia Miron, professora do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina (FASM).

Concorrência

Quando questionado sobre a possível concorrência direta com o gigante “Instagram”, o fundador esclarece que o diferencial do Lookdodia é se posicionar como uma plataforma de “conteúdo comprável” em um único nicho (moda feminina).

“Hoje, mesmo com o grande volume de negócios realizados dentro do Instagram, a rede social não exerce tal atividade como foco principal, e por esse motivo, acredito que exista espaço para a exploração deste mercado”, comenta Jean.

O nome da plataforma foi inspirado na hashtag bombástica  “#lookdodia”, que atualmente ultrapassa o número de 8 milhões de posts no Instagram.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *